segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SÍNTESE REFLECTIVA DAS APRENDIZAGENS

A reflexão que faço deste modulo de Ética e Deontologia na Organização.

Começo por referir o que é:

· Ética - ciência da moral

· Moral - relativo aos bons costumes

· Deontologia – conjunto dos deveres Morais ou éticos que devem reger o exercício de determinada profissão ou actividade

Neste caso direccionamos toda a informação para a técnica de secretariado.

Nas sessões desenvolvemos a tematica das qualidades Humanas e Éticas referindo:

· Pontualidade

· Adaptabilidade

· Boa educação

· Paciência

· Boa educação

· Estabilidade Emocional

· Ordem e Esmero

· Dinamismo

· Interesse e Responsabilidade

· Eficiência

· Tenacidade

· Segurança

· Inteligência e Memória

· Capacidade de organização

· Iniciativa

· Previsão

· Sinceridade

· Honestidade

· Imparcialidade

· Tolerância

· Modéstia


Referimos também o aspecto pessoal como a imagem tanto social como profissional.

No âmbito profissional, o cuidado com a imagem é essencial, a descrição e a elegância no vestuário, o cuidado a ter na escolha da maquilhagem para que seja discreta, o cuidado com as mãos pois elas dizem muito de nós, a primeira impressão visual que causamos é muito importante. Por vezes um pequeno descuido faz-nos perder uma ou muitas oportunidades.

Assumir a responsabilidade das nossas acções e decisões quer pessoal ou profissionalmente, uma postura correcta e sem mascaras falsas é o ideal.

Manter o sigilo profissional em relação a todos os domínios considerados reservados ou confidenciais da empresa é importante porque os assuntos da empresa só à mesma diz respeito e ao divulgar assuntos confidenciais pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento .

Aproveitar todas as oportunidades que nos são concedidas para melhorar competências, capacidade profissional, pois também melhoramos intelectualmente, desenvolvendo a personalidade e realização.

A dedicação nos objectivos a atingir e dar o melhor de nós para levar a cabo os objectivos da Empresa mediante uma actuação sensata e com insistência, se houver alguma dificuldade procurar ou pedir ajuda antes de tomar qualquer decisão.

Privilegiar a clareza na comunicação e manter a distância inter-pessoal é importante para uma permanente relação de respeito e confiança mútua.

Nas relações sociais:

· Respeito

· Seriedade

· Tacto

· Colaboração

· Descrição

· Cordialidade

Reconheço a importância que representam no trabalho em equipa, sendo que este só é possível se as aplicarmos.


Os conhecimentos que adquiri e que desconhecia, são as actividades de uma secretaria:

ü Planear e organizar a rotina diária e mensal da Chefia/Direcção;

ü A Organização da agenda, as marcações de reuniões, entrevistas entre outro compromissos tendo em conta a sua duração e localização;

ü Organizar reuniões, elaborando listas de participantes, convocatórias, preparando documentação de apoio, assim como a disponibilização do local e sua preparação;

ü Organizar deslocações efectuando as reservas de Hotel, marcação de transporte, preparação de documentação de apoio e a segurando outros meios necessários á realização das mesmas;

ü Receber chamadas telefónicas e outros contactos, efectuando a sua filtragem em função do assunto, da sua urgência e da disponibilidade da Chefia/Direcção, ou o encaminhamento para outros serviços;

ü Acolher visitantes e encaminha-los para eventuais locais de reuniões, entrevistas, etc;

ü Contactar publico interno e externo no sentido de transmitir orientações ou informações da Chefia/Direcção;

ü Organizar e executar tarefas relacionadas com a expedição geral do secretariado da Chefia/Direcção;

ü Seleccionar, registar e entregar a correspondência urgente e pessoal e encaminhar a restante a fim de lhe ser dada a devida sequência;

ü Providenciar a expedição da correspondência da Chefia/Direcção;

ü Redigir cartas, ofícios, comunicações internas e outros textos de rotina Administrativa, a partir de informação fornecida pela Chefia/Direcção em língua portuguesa ou estrangeira;

ü Efectuar o processamento de texto de correspondência e de outra documentação da Chefia/Direcção;

ü Efectuar traduções e retroversões de textos de rotina Administrativa;

ü Organizar e executar o arquivo de documentação de acordo com o assunto ou tipo de documento, respeitando as regras e procedimentos de arquivo;

ü Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado;

ü Controlar o material de apoio ao secretariado, verificando existências, detectando faltas e providenciando a sua reposição;

ü Organizar processos, efectuando pesquisas e seleccionando documentação útil a pedidos externos e internos de informação;

ü Elaborar e actualizar ficheiros de contactos bem como outro tipo de informação útil a gestão do serviço;


Relativamente às várias actividade realizada em sala, e que eu interpretava como jogos de brincadeira reconheço agora que cada uma delas teve a função de nos fazer trabalhar os vários sentidos como: a memorização, a rapidez de raciocínio, o trabalho de equipa, a organização e a preparação atempada das actividades e o cumprimento de prazos.

Termino este trabalho com uma frase que eu gosto e identifico com esta etapa do curso:


"
A SATISFAÇÃO ESTA NO ESFORÇO FEITO PARA ALCANÇAR O OBJECTIVO E NÃO EM TE-LO ALCANÇADO"

OS DEZ MANDAMENTOS DE UMA TECNICA(O) DE SECRETARIADO









OS DEZ MANDAMENTOS DE UMA TECNICA DE
SECRTETARIADO

1. ADAPTABILIDADE
2. CONFIDENCIALIDADE
3. ETICA PROFISSIONAL
4. DINAMISMO
5. ORGANIZAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
6. CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO
7. PREVISÃO
8. LEALDADE
9. RESPONSABILIDADE
10. SIMPATIA





A Liberdade de uma forma geral é o respeito em preservar, usufruir da escolha da profissão, compromisso político ou religiosa mas acima de tudo que seja uma escolha responsável.
A liberdade é quando não se depende de ninguém para todo e qualquer acto, embora a Liberdade é construída e conquistada pela acção de cada um mas praticada em sociedade, para que não haja um conflito perante a sociedade sejamos responsáveis.
A Liberdade não consiste apenas no direito de ser livre mas no saber ser, com limitações e tais limites não podem ser determinados senão pela lei, mas todos temos o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os nossos direitos de liberdade tanto moral como física.
Ninguém pode ser submetido a agressões ou torturas, quer seja verbal ou física.
A Liberdade termina quando inicia a falta de respeito ao próximo.
Mesmo quando alguém é privado de liberdade por algum acto ilícito, tem o direito a ser informado imediatamente de forma a poder cumprir a lei entre deveres e obrigações.
A Lei não define o carácter de cada pessoa, há actos que praticamos no nosso dia-a-dia que a lei não define se esta bem ou mal, a consciência de cada cidadão e a sua responsabilidade são quem as determina, a lei não obriga a termos que ajudar o próximo ai faz parte a liberdade a responsabilidade e a nossa consciência.
Termino com um provérbio sobre a LIBERDADE:
“A LIBERDADE NÃO CONSISTE EM FAZER O QUE SE QUER, MAS SIM O QUE SE DEVE”
 
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