terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A internete e a sua evolução - STC 5



A internet é uma das mais importantes invenções dos últimos anos.


Uma excelente ferramenta para pesquisa de informação e comunicação.
A cada dia, no mundo inteiro, cresce o numero de pessoas que passam a utilizar a Internet para os mais variados fins. Numa proporção menor, cresce o volume de novas aplicações que, em sua maioria, baseiam-se em serviços multimídia
Nos últimos anos tem vindo a crescer a oferta de redes para a utilização da internet com ou sem fio, como: CABO, ADSL, WIFI, FIBRA ÓPTICA


ISP tradicional - (internet service provider) oferece principalmente serviço de acesso internet, inicialmente aparecem como serviço cobrado, com o tempo passou a ser um serviço gratuito.
A velocidade de ligação à internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga.
As ligações dial-up requerem a utilização de linha telefónica e habitualmente têm ligação de 56 kbs ou menos.
As ligações de banda larga podem ser RDIS (ADSL) acesso de banda larga sem fio, Modem, DSL, ligação por satélite.
Com a crescente popularidade do partilhar de arquivos, o download de músicas e a navegação em páginas tendo a cada dia necessidade de acesso mais rápido, as ligações em banda larga estão cada vez mais conhecidas.

ADSL- é uma tecnologia que utilizando a linha telefónica existente, permite um acesso à internet muito mais rápida que o das linhas analógicas tradicionais.
Esta tecnologia permite enviar simultaneamente dados e voz sobre a mesma linha permitindo a utilização do telefone /fax enquanto se navega na internet.
A ligação de acesso ADSL é seguro, a ligação até à central telefónica é privada, sendo por isso mais segura que a ligação por cabo, não permitindo que alguém aceda aos nossos dados.
Ao contrario da ligação por cabo o acesso a ADSL utiliza a linha telefónica disponível e permite realizar uma ligação dial-up para aceder à internet, em caso de falha do serviço ADSL será então necessário ter um modem ou adaptador instalado.


Cabo - A estrutura básica do sistema de TV a cabo pode ser resumido através de cinco componentes:
1. A central de TV;
2. O grande tronco de cabo;
3. O distribuidor de uma determinada area;
4. O cabo que chega até a casa do usuario; e
5. O equipamento final.
Vantagens e Questões em Aberto
As vantagens da tecnologia de TV a cabo sobre a de telefonia para a transmissão de dados são, sem duvida, grandes. Dentre elas, destacam-se:



-Taxas de transmissão mais elevadas;


-A presença linhas desobstruídas;
-A desocupação das linhas telefónicas, deixando-a para os serviços de voz;
-A possibilidade de uso de recursos multimídia mais elaborados.


Com a tecnologia de TV a cabo, torna-se possível criar redes lógicas, que, colocadas em canais distintos e servindo a diferentes clientes, funcionam de forma independente.
Em relação a tecnologia de RDSI, as vantagens vao desde a já falada velocidade de transmissão (1,5 Mbps contra 128 Kbps) `a facilidade de instalação dos equipamentos e softwares necessários.


WIFI – permite a ligação dos computadores atravez de redes sem fio (wireless).
A implementação deste tipo de rede é cada vez mais comum, não só no ambiente domestico e empresarial, mas tambem já se tornou habitual em lugares publicos assim como em nas instituições de ensino.
Wifi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (wlan – wirelee local area network) baseado no padrão IEEE802-1)
A tecnologia wifi permite implementar redes que liguem computadores e outros dispositivos compativeis como; telefone , impressoras,e consolas de jogos. que estejam proximo geograficamente.
Nesta rede não existe o uso de cabo directamente ligado ao computador, já que a transmissão de dados atraves de radiofrequencia.
Permite ao utilizador usar a rede em qualquer ponto dentro dos limites de alcance de transmissão por não existir a ligação por cabo evitando que paredes sejam furadas para a passagemde fios.
Wifi oferece acesso à internet muitas vezes gratuitamente


Fibra óptica – é a mais recente evolução nos serviços de telecomunicação é realizada atravez do envio de um sinal de luz.
A sua expessura é inferior a um fio de cabelo.
Por elas passam 10 vezes mais dados que os transmitidos pelos
complicados e dispendiosos satélites.
È uma tecnologia de interligação de residências através de
fibra ópticas para o fornecimento de serviços de TV digital, Rádio Digital, acesso à Internet e telefonia. A fibra óptica é levada até as residências, em substituição aos cabos de cobre ou cabos coaxiais (utilizados em televisão a cabo). As residências são conectadas a um ponto de presença da operadora de serviços de telecomunicações.
Se o cliente habitar num apartamento a fibra óptica aproveita a ligação do cabo já instalado.
Em virtude das suas características, as Fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos.

· Dimensões Reduzidas
· Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
· Atenuação muito baixa, o que permite grandes espaçamentos entre repetidores,
com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros.
· Imunidade às interferências electromagnéticas;
· Matéria-prima muito abundante.
· Custo Cada vez mais baixo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

http://www.youtube.com/watch?v=MQlJ3vOp6nI

 
Novo Desafio: Técnica de Secretariado - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords